quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Livros que viraram filme





No último domingo ocorreu a cerimônia do Oscar e parece o momento oportuno para um post no blog sobre filmes baseados em livros, principalmente porque é cada vez maior o número de livros que viram filmes (ou talvez sempre tenha sido assim e só agora percebi isso !!!).



Eu particularmente gosto quando um livro é adaptado ao cinema (desde que seja bem adaptado), é como se o livro criasse vida, tomando uma forma.



E pensando nisso decidi fazer um lista de alguns livros/filmes que gosto e foram adaptados ao cinema, com breves comentários sobre cada um deles.


1.   Série Harry Potter:
Uma das séries mais populares de todos os tempos, fala sobre um menino que é um bruxo e vai para escola de magia. Acho que poucas pessoas não conhecem o Harry Potter. 


Não conheço alguém que não goste de Harry Potter, conheço apenas os que nunca tiveram a oportunidade de ler.


É quase claro que li todos os livros e assisti todos os filmes, no entanto  li os livros antes de assistir aos filme, resultado: fiquei muito decepcionada com os filmes, pois excluíram algumas partes da história que eu queria muito ver na telinha do cinema.      


2.  
Saga Crepúsculo
   
A historia é sobre uma menina que foi morar com o pai numa cidade pequena e pacata e lá conhece Edward, um vampiro por quem se apaixona.


Somente depois de assistir o primeiro filme é que fui ler os livros, depois de ler o primeiro livro da série, fiquei viciada, só consegui parar depois que terminei o livro Amanhecer, o último da série. 


Depois fui assistir aos outros filmes. O Amanhecer assistir na estréia, de madrugada e aguardo ansiosa pela parte II, que aliás era dispensável, acredito que ficaria bem num único filme.   


   3.    A Lenda dos Guardiões
Soren sonha em se unir aos seus heróis, um bando mítico de guerreiros alados, enquanto seu irmão Klud  zomba da ideia. A inveja de Klud, faz com que ambas as corujas caiam nas garras dos maldosos Puros.


Aluguei esse filme com o intuito de testar o 3D da minha televisão (hehehe), achei bonitinho, e decidi comprar os livros, em breve estarei recebendo o primeiro livro da série.  



4.  
Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios



Conta a historia de um garoto de 12 anos que descobriu que é filho de Poseidon.  O livro apresenta Deuses gregos e criaturas míticas.  


A ideia inicial era ler o livro assim que meu marido terminasse, todavia, enquanto ele lia conversávamos sobre trechos do livro e ele falava que não estava gostando muito do aspectos como o autor tratava os EUA, sempre como o centro de tudo. Fui criando certos preconceitos, quando ele terminou de ler, ele até gostou, mas eu já não consegui me despir dos preconceitos para encarar a leitura. Decidi que essa série eu não vou ler. Quanto ao filme...assisti e achei bacana!!
                                   

    5.   Ponte para Terabítia
É uma história sobre um garoto chamado Jess e sua amiga Leslie. Juntos eles imaginam o mágico mundo de Terabítia, longe do todos os problemas.


O filme é muito fofo, daqueles que faz a gente chorar,adorei!! Esse filme assisto quantas vezes passar na TV. 


Acredito que o livro seja melhor que o filme....como  ocorre em 99,9% das vezes. 


O livro já está na minha listinha (que não tem nada de pequena) de novas aquisições.     



Por óbvio essa lista não pretende esgotar todos os exemplos de filmes baseados em livros, são apenas alguns exemplos.  



Por Vanessa

3 comentários:

  1. Tem que por na sua lista de filmes e livros a ler o "Millenium - Os homens que odeiam as mulheres".
    Gostei do filme, agora falta o livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ta na lista de leitura. ;) Já comprei faz um tempinho, só não deu pra ler ainda!

      Excluir
  2. o que dizer, eu tenho uma opinião contrária a sua, acho totalmente desnecessário as adaptações de filmes, primeiro o povo fica super preguiçoso na hora de ler, sempre que eu to lendo um livro alguém chega: Tem o filme? e lá vou eu com toda a minha explicação, acho sim que algumas adaptações ficaram boas, como a que o sergio citou acima, Os homens que não amavam as mulheres, vi a versão sueca e no minimo é muito boa e chocante.Vou começar a ler Percy esse mês, acho que vou gostar, só ouvi opiniões boas sobre o livro.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir